Projeto de Vida: uma construção permanente da oportunidade que transforma é celebrado de 21 a 28 de agosto no CETI Professora Rosária Marinho Paes com atividades educativas, culturais e esportivas
Da redação JM Notícias: De 21 a 28 de agosto, Nova Olinda do Norte celebra a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, uma ação dedicada à sensibilização e conscientização sobre a importância da inclusão social, da luta por direitos e do combate a todas as formas de preconceito e discriminação. A data, instituída pela Lei 13.585 de 2017, é marcada por atividades promovidas por instituições inclusivas, com o objetivo de difundir informações e fortalecer a cidadania.
O Centro Educacional de Tempo Integral – CETI Professora Rosária Marinho Paes, escola inclusiva que atende alunos do público-alvo da Educação Especial, preparou uma programação diversa para envolver alunos, profissionais e a comunidade. A iniciativa visa sensibilizar todos para a importância da inclusão, promovendo oportunidades iguais e reforçando a cidadania.

A programação inclui atividades como a Tarde Inclusiva, com diálogo sobre nomenclatura adequada, barreiras, capacitismo e acessibilidade; Jogos Inclusivos, como vôlei sentado, futebol para cegos, jogo da velha adaptado e jogo da bocha, com participação de alunos com e sem deficiência; e palestras dinâmicas nas salas de aula, promovidas pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE), com quizzes sobre inclusão.
No encerramento, a Manhã Inclusiva contou com um concurso de painéis temáticos digitais no aplicativo Canva, abordando temas como acessibilidade, autonomia, acolhimento, empatia, participação na cultura e lazer, valorização da diversidade e combate ao capacitismo. Cada painel foi avaliado considerando critérios como domínio do tema, criatividade e técnicas aplicadas.
A condução das atividades teve participação direta dos professores que atuam com o público PCD na escola: Gracinere dos Santos Viana, Noeme França da Costa Ferreira, Amanda Nunes da Silva, Pollyana de Lima Filgueiras, Wanderléia Moreira e Denner Garcia, que se dedicaram integralmente à coordenação e execução do evento.
Entre as atrações culturais, destacaram-se apresentações musicais, de dança e o primeiro coral de surdos da rede educacional de Nova Olinda, comandado pelo professor José Ricardo, que emocionou a comunidade e reforçou o valor da inclusão. A mobilização social também foi incentivada através das redes sociais, conduzida pelo professor Luis Marcondes.
A professora Amanda Nunes da Silva, uma das responsáveis pela coordenação, emocionou-se ao falar sobre o significado da ação e destacou seu amor pela causa da pessoa com deficiência física:
“Esse momento representa muito para nós, que acreditamos na educação inclusiva como ferramenta de transformação. Quero agradecer de coração a todo o corpo pedagógico, ao diretor José Carlos Miranda Dias e aos colegas professores que não mediram esforços para que tudo saísse perfeito. Ver o brilho nos olhos dos nossos alunos é a maior recompensa”, declarou a professora Amanda.
A iniciativa também promoveu atividades interdisciplinares, envolvendo oficinas de música, jogos adaptados de Educação Física, produção de folders, jogos matemáticos com materiais recicláveis, tecnologias acessíveis e debates sobre relações sociais, desigualdade e inclusão, reforçando o compromisso da escola com uma educação plural e transformadora.
“Com essa ação, o CETI Professora Rosária Marinho Paes reforça que a inclusão é um compromisso de toda a sociedade e que a construção de oportunidades deve ser permanente, garantindo respeito, autonomia e participação plena para todas as pessoas”, destacou o diretor José Carlos Miranda Dias.
Confira no Vídeo:
Um excelente trabalho!!!!
Ótimo trabalho!!👏🏼
Foi um momento aprazível e de muito conhecimento.