Estive recentemente com o juiz corregedor do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para levar uma mensagem firme e clara: nós estamos sendo perseguidos. Blogs e portais independentes vêm sendo alvos de tentativas de censura, utilizando o próprio Judiciário como instrumento para calar vozes incômodas. Isso é inaceitável.
A ABRAPE e a ANJD, que juntas representam mais de 100 sites de notícias atuantes em todo o país, inclusive prestando relevantes serviços de cobertura institucional ao TJAM e ao TCE-AM, não aceitarão qualquer forma de censura ou intimidação. Somos a voz do povo, denunciamos os descasos, cobramos o que precisa ser cobrado. Não há democracia sem liberdade de imprensa.
A empresária e jornalista Cileide Moussallem, dona do portal CM7 Brasil, eu digo que tem nosso total apoio. Ela não está sozinha, e não ficará. Se é guerra que querem, é guerra que terão. Não buscamos confronto, mas também não recuamos diante de injustiças. Quando batemos, é para sangrar — com palavras, com verdades, com coragem.
Se existem por aí revistas e meia dúzia de páginas a serviço dos poderosos, nós não estamos nesse balaio. Não fazemos parte de folhas compradas ou redações vendidas. Somos independentes. E, se necessário for, iremos às ruas, pararemos o trânsito, e faremos barulho por justiça.
Ao senhor Roberto Cidade, deixamos um recado direto:
jornalistas sérios não são prostitutas.
Se o senhor encontrou algumas no meio do caminho, saiba não se aplica a nós e, o senhor não nos intimidará.
Nós não nos vendemos. Nós não nos calamos. Nós resistimos pelo povo e pela democracia.
Seguiremos firmes. Pela liberdade. Pela honra e pela verdade.
Marcelo Generoso
Jornalista, Presidente da ANJD e Editor-chefe do Portal do Generoso.