Evento gratuito reuniu especialistas em nutrologia, psiquiatria e gestão hospitalar. As inscrições foram abertas ao público médico e acadêmico
Com o objetivo de promover o aprimoramento profissional e o debate sobre temas atuais da medicina, o Hospital Nilton Lins (HLN), da Hapvida, realizou, nesta sexta-feira (17/10), um ciclo de palestras voltado a médicos, residentes e estudantes da área da saúde. O evento, aberto ao público, aconteceu com inscrições gratuitas feitas no local.
A programação contou com a palestra “Cérebro, corpo e cuidado: a interface entre nutrologia e psiquiatria”, ministrada por Paula Fernanda Cruz, referência em saúde mental, e pelas nutrólogas Michele Perin e Taiane Aguiar que abordaram a integração entre a saúde mental e a nutrição clínica no cuidado integral ao paciente.
Outro destaque foi o Concurso de Casos Clínicos, que envolveu equipes de enfermagem, pronto-socorro e UTI em uma troca de experiências sobre práticas assistenciais e tomada de decisão em situações críticas. O evento também trouxe a palestra “Gestão financeira na carreira médica”, conduzida pelo profissional da área de gestão hospitalar, Max Rodrigues , que discutiu estratégias para o planejamento financeiro e sustentabilidade profissional na medicina.
Encerrando a programação, o clínico geral Diego Caranhas ministrou a palestra “Acolhimento e gestão de conflitos no atendimento médico”, com foco na humanização do cuidado e nas boas práticas de relacionamento entre profissionais e pacientes.
“Falar sobre acolhimento e gestão de conflitos é, antes de tudo, falar sobre humanidade. A medicina não é apenas ciência. É também escuta, empatia e respeito pelo sofrimento do outro. Em um ambiente hospitalar, os conflitos são inevitáveis, mas a forma como os conduzimos define a qualidade do cuidado que oferecemos. Quando o profissional de saúde compreende que cada paciente carrega uma história e que a comunicação é uma ferramenta terapêutica tão importante quanto qualquer procedimento, conseguimos transformar o atendimento em um verdadeiro ato de cuidado. Nosso maior desafio é equilibrar técnica e sensibilidade, para que o hospital seja um espaço de cura, mas também de acolhimento”, afirmou Diego.
A diretora médica do Hospital Nilton Lins, Shirlen Lima, afirmou que a proposta do evento foi fortalecer o aprendizado contínuo e o trabalho integrado entre as diferentes áreas da saúde. “O conhecimento compartilhado é o que transforma a prática médica e eleva a qualidade da assistência. Reunir profissionais com expertises distintas amplia nossa visão sobre o cuidado, e isso reflete diretamente no bem-estar dos pacientes”, destacou.
O evento contou ainda com a presença de Matheus Botti, Gerente administrativo HNL, Eduardo Bassani, Diretor Médico Hospital Rio Amazonas, Gustavo Stanislau, Diretor médico regional da Hapvida e Radla Satt, Gerente de enfermagem HNL e Marcelo Lasmar, Diretor Hospital Rio Negro.
Sobre a Hapvida
Com 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 73 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.
Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, com 86 hospitais, 80 prontos atendimentos, 365 clínicas médicas e 301 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.
