Com apoio total da gestão escolar, iniciativas de inclusão, tecnologia e ensino de ciências ganham destaque em seleção estadual de pesquisa e inovação
Cinco professores do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Rosária Marinho Paes, localizado em Nova Olinda do Norte, foram aprovados no processo seletivo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), promovido pelo Governo do Estado. Com o apoio integral da gestão escolar durante todas as etapas da seleção, os docentes se destacaram com projetos que valorizam a pesquisa, a inovação e o compromisso com uma educação pública de qualidade.
A direção do CETI, sob a liderança do gestor José Carlos, teve papel fundamental na conquista. Ele ressaltou o empenho dos professores e o papel da escola como espaço de fomento ao conhecimento e à transformação social.
“Nosso papel é dar as condições necessárias para que os profissionais desenvolvam projetos relevantes e transformadores. Apoiamos desde a elaboração até a submissão dos projetos. Essa conquista reforça nosso compromisso com a educação científica e inclusiva”, afirmou o diretor.
Os projetos contemplam temas atuais e diversos, com foco na inclusão, acessibilidade e no uso de ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem. Os professores aprovados foram:
Claudemy dos Santos Vieira – “Analisando a inteligência artificial (IA) no contexto educacional, com ênfase na resolução de problemas complexos em física”
Valter Lúcio Souza dos Santos – “Jogos matemáticos no ensino médio: uma estratégia para facilitar o aprendizado”
José Ricardo França de Oliveira – “Matemática financeira e libras: caminhos para inclusão no ensino médio”
Tatiana Farias de Holanda Reis – “A língua portuguesa na educação inclusiva: metodologia ativa com uso de tecnologias digitais, redes sociais e jogos digitais”
Emerson de Souza Soares – “Uma análise profunda da reação de saponificação no contexto social e ambiental”
A participação dos professores no programa representa um avanço importante para o interior do Estado, ao promover a valorização da pesquisa na escola pública e incentivar o protagonismo docente. O reconhecimento da Fapeam reforça o papel transformador da educação e a importância de políticas que incentivem a produção científica no ambiente escolar.
A equipe do Ceti Rosário Marinho Paes segue firme no propósito de apoiar seus profissionais na construção de projetos inovadores e na consolidação da escola como referência em educação pública de excelência no Amazonas.